Em maio de 1958, um grupo de Cirurgiões Dentistas se reuniu na Av. Rio Petrópolis, 1511, sala 206 – 2º. Andar – em Duque de Caxias (hoje Av. Presidente Kennedy). O grupo se denominava Militantes da Odontologia. Então o Dr. Alberto Pádua de Oliveira propôs o nome de Associação Odontológica de Duque de Caxias, que foi aceita por unanimidade.
A necessidade era elevar o nome da odontologia e isso fez com que estes Cirurgiões Dentistas procurassem unir-se em torno deste ideal.
Havia na época em Duque de Caxias vários aventureiros que praticavam o exercício ilegal da profissão. Como não existia Conselho para reprimir; estes abnegados visualizaram a necessidade de um organismo que congregasse os Cirurgiões Dentistas.
No dia 01 de maio de 1958 foi fundada a ASSOCIAÇÃO ODONTOLOGICA DE DUQUE DE CAXIAS. E em 08/01/1965, foi consolidada a filiação a ABO RIO DE JANEIRO, tornando-se assim ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ODONTOLOGIA – SEÇÃO DUQUE DE CAXIAS.
ABO é reconhecida como entidade de utilidade publica, sem fins lucrativos, dedicada à defesa da classe odontológica e da saúde oral da população brasileira. Está representada nas 27 unidades federativas através de Seções Estaduais e em 290 municípios, através de Regionais, no que é conhecida por REDE ABO.
ABO-DC foi uma das pioneiras a promover curso de ACD – Auxiliar de Consultório Dentário no Estado do Rio de Janeiro. Já foram formadas mais de 1000 ACD’s, que imediatamente ocupam seu espaço no mercado de trabalho.
Atualmente a ABO-DC possui cursos de especialização, aperfeiçoamento, ASB, TSB, além de palestras e conferências, oferecidas gratuitamente para os profissionais, acadêmicos, alunos dos cursos de ASB e TSB. Promove a saúde bucal em comunidades carentes e atua na defesa e qualificação do profissional de odontologia.
Por ser uma entidade filantrópica sem fins lucrativos, trabalha com parcerias que engrandece e participa no desenvolvimento da classe odontológica.
Atualmente tem como Presidente Dr. Julio Cesar Marcondes Azambuja , que muito tem trabalhado com apoio da Diretoria, para dar continuidade e tornar realidade o que almejava aquele grupo de 01/05/1958.